terça-feira, 3 de novembro de 2009

Importância do conhecimento


Sendo assunto polêmico, o efeito estufa é o aquecimento excessivo da Terra provocado por aumento da taxa de CO2 na atmosfera e consequente retenção do calor gerado pela luz do sol que atinge a superfície do planeta. Pelo que muitos pensam, e errado, ele não causa o Aquecimento Global, mas sim o seu excesso.

Tal excesso vem aumentando devido às enormes demandas de
CO2 expelidas por fábricas, automóveis e queimadas. As plantas são as principais consumidoras do gás, porém também as mais devastadas.

Lendo Diversidade da Vida, de Edward O. Wilson, muitos pontos abordados pelo autor me chamaram a atenção. Sendo tão preocupante essa situação de derretimento das geleiras, aumento do nível do mar e da temperatura terrestre, as pessoas tornam-se alarmadas por todos os lados, vendo-se obrigadas a agir de maneira diferente para tentar, ao menos, reverter a situação. Porém, procuram sempre a solução mais complicada possível... Não é tão fácil que irão modificar um ciclo biológico, mais ainda acarretado de tantas mudanças. (¬¬')

Com os estudos da natureza, feitos por muitos biólogos, é correto afirmar que, com a natureza é possível uma exploração 'saudável'. Há muitas espécies de plantas, que quase já extintas, poderiam facilitar quase que por completo a vida de muitos indivíduos. A diversidade é demasiada, e os benefícios infinitos. Por que não investir nisso?


Porque falta vontade, estudo e paciência. Além do desejo absurdo pelo lucro fácil, há o desinteresse por causas do tipo. É bem mais
cômodo derrubar uma floresta inteira, vender madeira ilegal, queimar o 'inutilizado', e partir pra outra ainda floresta. É certo que o lucro obtido com essa situação é imensamente menor do que de houvesse o investimento na diversidade das espécies, animal e vegetal, existentes que poderiam ter sido estudadas e preservadas para usos medicinais ou não.

Muitas espécies vivem em um lugar específico, não existindo em outros lugares. Um simples queimar aqui ou ali pode ser fatal para inexauríveis plantas e/ou animais. A ignorância (ou burrice) dos indivíduos pregada pelo capitalismo excessivo cega-os, não sendo capazes de perceber o erro grandioso cometido constantemente, e as consequencias se agravarão, impelindo a nós tomar decisões sempre mais drásticas.

O mundo vive em um
ciclo, em equilíbrio. O que se ausentar em algum lugar, vai ser sentido em outro e quanto maior for a diferença, maiores e catastróficas também serão as consequencias geradas. É preciso o conhecimento, ou então, mais dificuldade. Há sempre um modo mais fácil... É preciso apenas, achá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário