sexta-feira, 19 de março de 2010

'EVOLUÇÃO' do ensino. rs

Bom. Estamos cansados de ouvir nossos pais falando "na minha época (..)" ou "no meu tempo(...)". O principal assunto é sempre o mesmo, o ensino. Se a gente não vai pra aula, se não faz os deveres, se briga com o professor, se somos castigados, se não aprendemos o que nos é passado. Em certo aspecto até faz sentido... No Brasil nem se fala. A educação não é alvo prioritário do governo, o que é um grande erro (e preferem investir muitas vezes mais em gastos desnecessários com presidiários tardamente, achando que vão mudar o pau velho e torto. rs).

O que realmente acontece, é que a população tem se segregado cada vez mais no quesito SABEDORIA. Alguns com mais oportunidades de crescimento não a valorizam; outros valorizam mas não a tem. Alguns não tem e nem se procupamem mudar. Mas, a situação dos educadores é ainda pior e mais preocupante... A eles é confiado a aprendizagem dos futuros profissionais, que nem sempre é feito com tanta importância.

Hoje em dia, ter um curso superior é algo simples. Basta ter recursos financeiros. A distância já não atrapalha, a qualidade, depende do interesse do aluno. Isso é fato; fato que prejudica o ensino. Um curso feito em uma Universidade, cinco vezes ou mais na semana, com a presença dos professoresa todo instante, não é sensato que seu diploma seja o mesmo de alguém que pagou a metade do valor do curso e possa ter feito suas provas pesquisando pela internet sem conhecimento do que é feito, e apenas uma vez na semana. O pior é que os cursos mais oferecidos à distância, são os de licenciatura. Pensemos... quem será prejudicado? Que óbvio(!)

Pois é... A profissão 'professor' está cada vez mais desvalorizada, como um curso mais fácil e cursado por quem não teve capacidade suficiente de conseguir outra opção melhor remunerada. É certo a paralização que os professores hoje fazem, para conseguirem melhores condições, dignas a seu cargo.

Mas, sempre haverão as piadinhas... Eu, como não sou de ferro, aderi a elas sem pensar duas vezes. No Blog 'A graça da Quimica', vi um artigo que me chamou a atenção para o assunto. É a verdade... Vão criando 'facilidades' para os 'menos aptos' a entrarem na disputa de tão grande concorrência. Ao invés de melhorarem a qualidade de uma escola, criam 'cotas' para entradas em universidades. Facilidades para as MINORIAS sociais... Eu sinceramente, já não vejo diferença entre a capacidade mental entre um branco, pardo, indígena ou negro. O tempo da escravidão em que mal sabiam ler e escrever, já passou faz demasiado tempo... (kkk).

Leia a seguir... é hilário rir da bizarrice que tornaram algo tão importante para o futuro da nação. Enquanto não fazem nada, que sejamos melhores em tudo. Até mais que nossos educadores... rs

Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas..
Leiam relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada comprei um produto que custou R$15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.

Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se
convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?

Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que
foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00.Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. (Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder)
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00




Um comentário: