sábado, 8 de agosto de 2009

Nomes engraçados - Química

Ácido Erótico

Não! Esta molécula não tem propriedades afrodisíacas!!! O nome vem de uma derivação de seu nome original: ácido orótico. Após sucessivos "enganos" na literatura química, este nome foi adotado como válido também! Para quem não sacou... é a vitamina B13!


Psicose

Lembra da cena... a moça no chuveiro, a faca, o Bates Motel... nenhuma relação com o composto ao lado: o nome deste açúcar vem do antibiótico (de onde pode ser obtido) psicofurania. Outro nome é ribo-hexulose.


Ácido Cômico

Qual é a graça? Nenhuma... o nome deste composto vem da planta de onde é obtido: Commiphora pyracanthoides, a planta de onde é extraído o óleo de mirra.



Clitoriacetal

Acetal de... clitóris? O que este composto tem de parecido com tão delicada parte do corpo feminino? Nada, é óbvio: o nome vem da planta de onde é obtido, a Clitoria macrophylla. Impressionante...


Arsole

Não, não é um palavrão em inglês... o palavrão é Ass hole, enquanto que o nome da molécula é Arsole. É o equivalente arsênico do pirrol. E, ao contrário da crença popular, Ass, ops, Arsoles não são aromáticos!


Bastardano

Uma molécula bastarda? Na verdade, sim... a incomum ponte etânica que a diferencia do noradamantano acabou lhe conferindo este nome: Bastardano, a criança indesejada...


Megafone

Embora tenha um nome muito estranho, a molécula é relativamente ordinária. O nome deriva de sua origem: as raizes da planta Aniba megaphylla. Como ela é uma cetona (percebeu?), virou megafona, ou megaphone, em inglês..


Pagodano

É, graças a Deus a moda do pagode, no Brasil, parece ter chegado ao fim... mas o que veio no seu lugar? Tigrão? Ainda bem que o pagodano, na verdade, se refere ao templo budista...


Anol

Anol é um outro nome para o composto 4-(1-propenil)-fenol. Mais estranho que seu nome é o seu uso: como flavorizante na indústria de alimentos...


Luciferase

Se você está pensando que esta molécula tem algum parentesco com Lúcifer, está quase certo: esta enzima é a responsável pela clivagem da luciferina, seu substrato. Esta reação é a responsável pela luz dos vagalumes e de certos peixes - daí o nome.


Kunzita

Kunzita não é uma molécula: é um minério que leva este nome após o gemologista G.F. Kuntz tê-lo descrito em 1902.


Fonte: http://www.agracadaquimica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário